Chuvas fortes atingem o Paraná nesta quinta-feira
Em General Carneiro choveu 84,2 mm em 12 horas, o equivalente ao esperado para o mês de novembro inteiro; criança está desaparecida.
Chuvas fortes atingem o Paraná nesta quinta-feira (7). Em General Carneiro, no Sul do Estado, pelo menos 200 pessoas precisaram sair de suas casas por conta de alagamentos, de acordo com a Defesa Civil.
Durante a madrugada, uma criança foi arrastada pela enxurrada quando a família saía de casa e continua desaparecida. Cerca de 60 pessoas, entre bombeiros militares e funcionários da prefeitura, efetuam buscas nos rios Torino e Jangada.
A força da água danificou muitas ruas, destruindo parte do asfalto e causando o desmoronamento de muros.
Dados do Simepar apontam o volume acumulado de chuva em General Carneiro foi de 84,2 milímetros em 12 horas, o equivalente ao esperado para o mês de novembro inteiro.
Ontem, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia emitido um alerta de perigo para tempestades em diversas regiões paranaenses.
A previsão para esta quinta-feira é de que a chuva continue a cair sobre General Carneiro, com uma precipitação 20,2 milímetros até o final do dia. Para os próximos quatro dias, não há previsão de novas chuvas no município.
A Defesa Civil do Paraná também emitiu três alertas de chuvas fortes, que contemplam ainda a região do Norte Pioneiro paranaense.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou que a PR-170, próximo a General Carneiro, também foi atingida por escorregamento de material devido às fortes chuvas. Equipes do DER/PR estão atuando na limpeza da pista e remoção de barreira e a previsão é de que os serviços sejam concluídos até o final desta tarde. O tráfego está liberado no trecho, com restrição parcial somente onde são realizados os trabalhos.
Diante das fortes chuvas no Sul do Estado, o Governo do Estado designou o reforço de efetivo da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para o atendimento à população.
As fortes chuvas castigaram General Carneiro e já durante a madrugada determinei o envio de ajuda. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná já estão atuando na cidade desde as primeiras horas do dia no atendimento aos afetados. 🙏
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) November 7, 2024
“A expectativa é de que o nível da água continue a descer rapidamente nas próximas horas. Caso contrário, a Força-Tarefa já está de prontidão para se juntar aos trabalhos no município e nas áreas adjacentes”, afirma o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.