Cidades
Quadrilha que fazia empréstimos em nome de idosos é alvo de operação
Foto: PCPR

Quadrilha que fazia empréstimos em nome de idosos é alvo de operação

Os criminosos atuavam em Curitiba e região, e usavam documentos das vítimas para abrir contas em bancos virtuais e fazer empréstimos.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 7 de novembro de 2024 - 07:54

Uma quadrilha que aplicava golpes em idosos é alvo de uma operação policial na manhã desta quinta-feira (7). Os criminosos usavam documentos das vítimas para abrir contas em bancos virtuais e fazer empréstimos.

De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha agia em Curitiba e municípios da Região Metropolitana. São cumpridos 14 mandados de prisão e ordens judiciais de busca e apreensão.

Os alvos estão localizados em Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré e Colombo. Os investigados são suspeitos de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.

As investigações tiveram início em 2022. Entre as vítimas estão idosos que buscavam renegociar dívidas.

“Os criminosos alugavam espaços e se passavam por empresas de refinanciamento de empréstimos, mirando principalmente pessoas idosas que buscavam renegociar dívidas”, explica o delegado Emmanoel David.

Mais de 100 idosos foram vítimas da quadrilha, aponta polícia

Com as informações obtidas, a organização criminosa abria contas em nome dos idosos e realizava novos empréstimos fraudulentos. Durante o período investigado, mais de 100 idosos foram identificados como vítimas, sofrendo prejuízos financeiros significativos.

Em dezembro do ano passado, seis membros da quadrilha já haviam sido presos em flagrante em Curitiba aplicando os golpes em idosos. Eles utilizavam a estrutura de um coworking, onde foram apreendidos vários documentos de aposentados.

“Os mesmos presos em flagrante voltaram a cometer o crime em parceria com novos envolvidos”, completa o delegado.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe