Federal
“PSD é protagonista nacional”, avalia Ratinho Junior ao cogitar candidatura à Presidência
(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

“PSD é protagonista nacional”, avalia Ratinho Junior ao cogitar candidatura à Presidência

Governador do Paraná foi o que mais elegeu prefeitos do mesmo partido no país

Brenda Iung - quarta-feira, 30 de outubro de 2024 - 17:24

O Partido Social Democrático (PSD), o qual Ratinho Junior representa, se estabeleceu como a sigla com o maior número de prefeituras no país. Os bons resultados da agremiação nas eleições municipais impulsionam as intenções de disputar à Presidência nas Eleições 2026. O Governador do Paraná demonstrou interesse em concorrer à vaga.

Em entrevista à coluna Painel, da Folha de S. Paulo, Ratinho Junior analisou as possibilidades do PSD em disputar a Presidência e de ser escolhido para liderar uma chapa. “O partido tem bons nomes, espero que o meu possa ser avaliado também”, afirmou.

Nos governos estaduais, o PSD tem também Fábio Mitidieri, à frente de Sergipe. Mas, nas prefeituras, a sigla alcançou 887 vitórias, o maior número no país. Impulsionadas pelo apoio de Ratinho Junior, no Paraná, 164 das 399 cidades terão um prefeito do PSD no próximo mandato.

Esses números expressivos, consequentemente, ampliam a força do PSD que, até então, disputaram apenas coligações de candidaturas à Presidência. Em 2014, fez parte da coligação Com a Força do Povo, que obteve a vitória por meio de Dilma Rousseff (PT) e em 2018, na coligação Para Unir o Brasil, com Geraldo Alckmin (PSB), que não alcançou o segundo turno.

“Naturalmente, em razão deste crescimento, o PSD é um protagonista nacional e tem obrigação de apresentar opções para o país. Não pode ser sublegenda de ninguém”, afirma o Governador à coluna.

Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, já mencionou Ratinho Junior como um dos nomes a representar o partido em uma possível disputa à Presidência em 2026. Em entrevista à BandNews FM Curitiba, em 8 de outubro, Kassab revelou que o atual governador do Paraná pode ser um dos nomes, mas admite que ainda é cedo para consolidar uma candidatura.

“Para ter candidato, precisa se aprofundar em uma série de discussões. E não é o momento ainda. É muito cedo, para qualquer definição. O PSD, nesses 13 anos de vida, não teve uma única crise, muito por conta desse cuidado que a gente tem”, analisou o presidente nacional do PSD.

No próximo ano, Ratinho Junior deseja nacionalizar o nome, ao mesmo tempo em que consolida o Paraná como uma potência entre os estados brasileiros. Na entrevista à Folha de S. Paulo, o Governador evidenciou o crescimento econômico do estado, que, de acordo com o Banco Central, foi 7,8% superior entre 2022 e 2023. Em 2024, há chances do crescimento ser igual ou maior.

Posicionado como um político de centro-direita, que tece críticas ao Governo Lula, Ratinho Junior expõe ser grato ao Governo Bolsonaro pelo apoio às obras no Paraná. Em campanha pela reeleição de Jair Bolsonaro (PL), em 2022, Ratinho Junior chegou a participar de um vídeo no qual falava das conquistas paranaenses realizadas com o apoio de verbas federais. Entre elas, a construção da ponte Brasil-Paraguai, a construção da Nova Ferroeste e a duplicação da BR-277, na região de Cascavel.

Embora Bolsonaro esteja inelegível, Ratinho Junior se movimenta para angariar um possível apoio do ex-presidente, caso dispute as eleições. E reafirma, em entrevista à coluna Painel, a importância do diálogo com Bolsonaro e com outros nomes fortes inclinados à direita.

*Com informações da coluna Painel, Folha de S. Paulo.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe