Economia
‘Imersiva e discreta’: Curitiba é a única cidade do país a estar entre os 30 melhores destinos do mundo
O MON foi descrito como uma “joia arquitetônica” e passeio indispensável ao estar na capital (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

‘Imersiva e discreta’: Curitiba é a única cidade do país a estar entre os 30 melhores destinos do mundo

Ranking da publicação Lonely Planet recomenda os melhores lugares para se visitar em 2025

Brenda Iung - segunda-feira, 28 de outubro de 2024 - 17:50

A capital paranaense é a única cidade brasileira a estar no ranking “Best in Travel”, do guia Lonely Planet — um dos mais prestigiados do turismo mundial. Curitiba figura a lista dos 30 melhores lugares para se visitar no mundo em 2025.

Entre os atributos listados pela publicação, estão o caráter imersivo e discreto oferecido pela capital. O guia descreve que “Curitiba é uma cidade que valoriza seus cidadãos e também seus turistas”. Como sugestão, o Lonely Planet recomenda que os turistas apreciem os locais singulares da capital a bordo de uma bicicleta.

A publicação chama, ainda, o Museu Oscar Niemeyer de “joia arquitetônica”, e coloca como a principal indicação de visita ao se estar em Curitiba. O principal atributo é o de se manter na modernidade, mesmo após mais de 20 anos de existência.

Além disso, pede aos turistas que sintam o cheiro das flores do Jardim Botânico, conheçam a vegetação, as esculturas, os caminhos e, claro, a “elegante estufa”.

O passeio de trem promovido pela Serra Verde Express, entre Curitiba e Morretes, é descrito como “sublime”.

E, não menos importe, entre os destaques de Curitiba, o guia menciona uma visita ao Parque Barigui.

Investimentos e redução de impostos fortalecem o turismo em Curitiba

Segundo a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, a conquista é fruto do planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento sustentável e a promoção de Curitiba como um destino turístico atrativo.

“Estar entre os 30 selecionados é como a coroação de um trabalho intenso de posicionamento de Curitiba no mercado turístico global. Esse reconhecimento reflete a eficácia das ações que visaram à projeção internacional da nossa cidade”, comemorou Tatiana.

O Instituto detalha que a infraestrutura de alta qualidade e os espaços culturais e de convivência de Curitiba, fazem da capital um destino interessante não só para os turistas, mas para os próprios moradores poderem explorá-la.

Eleita, em 2023, como a cidade mais inteligente do mundo, Curitiba oferece áreas verdes amplas, parques, soluções de mobilidade urbana referências para todo o planeta. Além de demonstrar o bom uso da tecnologia para a qualidade de vida dos cidadãos e dos turistas.

Outro ponto levantado pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba é a gastronomia da capital — que vem ganhando espaço e apresenta a diversidade cultural do município. Além disso, a cidade está na rota dos grandes eventos e shows, principalmente após a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os eventos realizados na cidade — de 5%, a alíquota caiu para 2%.

Para o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, a Região Metropolitana também reforça o turismo da capital, com vinícolas, passeios de trem e rotas rurais.

*Com informações de Lonely Planet e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui

Compartilhe