Vacina contra Covid-19 volta a ser oferecida em Curitiba
A vacinação anticovid estava suspensa para crianças e adolescentes desde julho
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba retoma a vacinação contra a Covid-19 em 108 Unidades de Saúde a partir desta segunda-feira (28). Os imunizantes são destinados para crianças de 6 meses a 4 anos, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos que façam parte do público prioritário e adultos com 18 anos ou mais.
Devido ao desabastecimento nacional do imunizante, a vacinação anticovid na rotina das crianças (aplicada entre os 6 meses e 4 anos) e para crianças e adolescentes do grupo prioritário (entre 5 e 17 anos) estava suspensa na capital desde o dia 17 de julho, já para adultos de 18 anos ou mais desde 16 de outubro.
O novo estoque de vacinas anticonvid-19 de Curitiba conta com cerca de 12 mil doses disponíveis.
A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, ressalta a importância da vacinação para evitar mortes pela doença. “O vírus da covid continua circulando na cidade e a vacina é a melhor estratégia para evitar novos casos e mortes pela doença. O reforço é ainda mais importante para os mais vulneráveis, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas”.
Até o dia 23 de outubro de 2024, Curitiba registrou 32 mil casos de Covid-19 e 74 óbitos em decorrência da doença. Em todo o ano de 2023 foram 38 mil casos e 186 óbitos.
Vacina contra Covid-19 em Curitiba
A vacina anticovid está disponível em 108 unidades de saúde da capital. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba. Somente a Unidade Ouvidor Pardinho, no Centro, não vacina crianças. Todas as demais atendem a todos os públicos.
Vale lembrar que pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.
LEIA TAMBÉM:
- Região do bairro Bacacheri tem bloqueio no trânsito; confira
- Finados: limpeza e reparos em túmulos podem ser feitos até o dia 31 em Curitiba
Vacinação anticovid
Em janeiro de 2024, o Ministério da Saúde definiu a nova estratégia de vacinação contra a Covid-19 em todo país, elegendo o público prioritário para receber doses de reforço semestral ou anual e incorporando o imunizante no calendário nacional da rotina das crianças.
O público prioritário para receber dose semestral da vacina contra a Covid-19 é composto por:
- idosos;
- gestantes;
- puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias);
- imunocomprometidos com 5 anos ou mais.
Já o reforço anual é destinado a:
- trabalhadores da saúde;
- pessoas em situação de rua;
- pessoas com comorbidades com 5 anos ou mais;
- pessoas com deficiência permanente com 5 anos ou mais;
- indígenas;
- ribeirinhos;
- quilombolas com 5 anos ou mais;
- moradores e funcionários de instituições de longa permanência;
- pessoas privadas de liberdade;
- jovens cumprindo medida socioeducativa;
- funcionários do sistema de privados de liberdade.
Com baixa procura pela proteção em 2024, no final de agosto a vacina anticovid foi liberada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná para todos com 18 anos ou mais. Desde maio de 2024, a vacina que está sendo aplicada é a XBB da Moderna. Antes disso, os reforços estavam sendo realizados com a vacina bivalente da Pfizer.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.