Eduardo ou Cristina? Eleitores escolhem próximo prefeito de Curitiba
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) disputam a preferência – e o voto – da população para os próximos quatro anos.
Os eleitores de Curitiba escolhem, neste domingo (27), o próximo prefeito para a cidade para os próximos quatro anos. Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) disputam a preferência – e o voto – da população.
A Capital possui o maior número de eleitores no Paraná: 1.423.764 pessoas estão aptas a votar, em 4.048 seções eleitorais, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR).
Pimentel e Graeml foram os candidatos mais votados no 1º turno das eleições, no dia 6 de outubro. Quem obtiver o maior número de votos válidos hoje será o novo prefeito de Curitiba.
Os locais de votação foram abertos às 8h (horário de Brasília). É possível votar até as 17h.
O eleitorado de Curitiba está distribuído em dez Zonas Eleitorais, que, juntas, somam 4.026 Seções Eleitorais distribuídas em 417 locais de votação.
A Universidade Tuiuti do Paraná, com 12.497 votantes, e o Colégio Estadual Senhorinha Moraes Sarmento, com 9.586 eleitores, são os maiores locais de votação.
O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem mais de 70 anos.
É importante ressaltar que o eleitor que não votou no 1º turno pode exercer sua cidadania hoje, desde que esteja em dia com a Justiça Eleitoral.
Para votar, são aceitos os seguintes documentos, aos eleitores que estiverem com sua situação regularizada junto à Justiça Eleitoral: e-Título; carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, CNH.
Apuração dos votos em Curitiba
Ao fim da votação, às 17h, começa a apuração dos votos. Os dados das urnas eletrônicas são transmitidos ao Tribunal Regional Eleitoral, que fará a totalização e divulgação dos resultados.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.