UFPR é a melhor universidade do Paraná e está entre as seis melhores do Brasil
A instituição repetiu a conquista de 2023, ocupando o 4º lugar no quesito Inovação
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a melhor universidade do estado e se mantém entre as seis melhores instituições federais do Brasil. A informação é do Ranking Universitário Folha (RUF) 2024. A UFPR repete a conquista de 2023, ocupando o 4º lugar no quesito Inovação, se destacando entre universidades públicas e privadas de todo o país. Além disso, segue como a melhor universidade do Paraná, liderando no estado, tanto no segmento público quanto no privado.
No ranking geral, a UFPR aparece como a 6ª melhor federal e 9ª melhor universidade do Brasil, reafirmando seu compromisso com a excelência em ensino, pesquisa e extensão. Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a conquista demonstra o compromisso da universidade.
“A Universidade faz um trabalho cotidiano — seja da gestão, naturalmente, mas também de cada gestor interno dos cursos, dos programas de pós-graduação, dos servidores técnicos administrativos, dos estudantes de graduação e de pós-graduação — para obter esse resultado. É um esforço coletivo de uma instituição centenária que dá esses frutos, que nos orgulham demais”, celebra.
- Veja também: Eleições 2024: todos os candidatos à Prefeitura de Curitiba têm ensino superior completo
O resultado, segundo o reitor, é uma vitória de toda comunidade acadêmica e do estado do Paraná.
“Essa conquista significa muito para a nossa universidade, porque demonstra a consolidação — já sabida por todos — da instituição da UFPR com a principal universidade do nosso estado. E sempre entre as principais instituições do nosso Brasil. Todos os rankings demonstram que ela está sempre entre as dez melhores universidades brasileiras, de modo que é um orgulho não só para a nossa comunidade, mas, creio, para toda a comunidade paranaense”, afirma.
Ranking Universitário Folha 2024
O Ranking Universitário Folha, publicado anualmente desde 2012, utiliza cinco indicadores principais para a avaliação: Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização. Esses indicadores analisados são baseados em dados de periódicos científicos nacionais e internacionais, patentes, Censo da Educação Superior, Enade (Inep-MEC), além de agências de fomento à ciência e pesquisas de opinião conduzidas pelo Datafolha.
*Com informações de Marlon Santiago | BandNews FM Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui