Previsão do Tempo
Ciclone extratropical irá derrubar as temperaturas do Paraná nos próximos dias
Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Ciclone extratropical irá derrubar as temperaturas do Paraná nos próximos dias

O domingo (27) será bastante gelado na capital paranaense

Caroline Signori Berticelli - terça-feira, 22 de outubro de 2024 - 15:57

Um ciclone extratropical que se formará na próxima quinta-feira (24), entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, vai derrubar as temperaturas e provocar fortes rajadas de vento no Paraná. Em Curitiba, as mínimas não devem passar dos 15ºC e as máximas ficam entre 22ºC e 24ºC, mas a sensação térmica deve ser menor ainda devido às ventanias. 

De acordo com o Climatempo, as regiões oeste, central, norte e sul do estado terão volumes de chuva expressivos, que podem ultrapassar os 60 milímetros por dia, principalmente, entre quinta e sexta-feira (25). 

No final da semana, uma nova frente fria associada ao ciclone extratropical promete aumentar ainda mais os volumes de chuvas. 

O Climatempo destaca que o ciclone extratropical não passará sobre nenhuma região brasileira. Ele se formará entre o Brasil e o país vizinho e se afastará do continente sentido alto-mar. O que os estados irão sentir são apenas as consequências da proximidade do fenômeno atmosférico.

Previsão do tempo Curitiba

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o próximo domingo (27) será bastante gelado na capital paranaense, a previsão do tempo mostra que a temperatura máxima não deve passar dos 16˚C e a mínima será de 13˚C, já na segunda-feira (28), o termômetro sobe para 18˚C, mas a mínima continua em 13˚C.

Ciclone extratropical

Um ciclone extratropical, também conhecido como ciclone de latitudes médias ou ciclone frontal, é um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma fora dos trópicos, em latitudes médias, geralmente entre 30° e 60° de latitude, tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul. Diferentemente dos ciclones tropicais, que se formam sobre águas quentes e são alimentados pelo calor latente da condensação, os ciclones extratropicais se formam sobre terra ou água e derivam sua energia das diferenças de temperatura entre massas de ar, especificamente o contraste entre o ar frio e o ar quente.

*Com informações de Mirian Villa, da BandNews Curitiba

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe