Cidades
Motorista deve responder por homicídio em acidente que matou atletas no Paraná
Foto: PRF

Motorista deve responder por homicídio em acidente que matou atletas no Paraná

A polícia investiga se a carreta estava acima da velocidade permitida na descida da serra da BR-376, e se apresentou problema nos freios.

Rafael Nascimento - terça-feira, 22 de outubro de 2024 - 09:10

A Polícia Civil abriu um inquérito por homicídio culposo na direção de veículo automotor para investigar o gravíssimo acidente que envolvendo uma van e uma carreta na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, na noite do último domingo (20). Nove pessoas morreram, entre elas atletas adolescentes.

A investigação da batida é conduzida pela Dedetran – Delegacia de Delitos de Trânsito. A polícia deve ouvir nos próximos dias o único sobrevivente da van, que levava um grupo de atletas de remo de São Paulo, onde participaram do Campeonato Brasileiro de Remo, para Pelotas (RS).

O adolescente de 17 anos foi socorrido até um hospital de Joinville após o acidente e já recebeu alta.

O motorista da carreta envolvida na colisão também deverá ser ouvido pelos policiais. O homem de 30 anos também precisou de atendimento médico e foi liberado. Ele deve prestar esclarecimentos nos próximos dias. A polícia investiga se a carreta estava acima da velocidade permitida, na descida da serra da BR-376, e se apresentou algum problema nos freios.

“Estamos em fase inicial das investigações. (O objetivo da investigação) é conceder uma resposta justa e eficaz para a população e para a família das vítimas fatais”, disse o delegado Edgar Santana, em entrevista coletiva.

Corpos são levados para Pelotas

Os corpos das nove vítimas que estavam a bordo da van que transportava um grupo de atletas de remo para Pelotas, e se envolveu num gravíssimo acidente na noite do último domingo, serão levados para a cidade gaúcha nesta terça-feira (21).

O translado será feito por um avião da FAB – Força Aérea Brasileira. A aeronave é aguardada no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba, ainda na manhã de hoje.

As vítimas fatais têm entre 19 e 52 anos, de acordo com o Corpo de Bombeiros, que atuou no resgate. São sete atletas da equipe de remo, o coordenador do grupo do Projeto Remar para o Futuro, e o motorista da van.

atletas-de-remo-mortos-acidente-br-376-paraná
Foto: Arquivo Pessoal

Os corpos serão levados até Pelotas, onde é previsto um velório coletivo.

Gravíssimo acidente mata nove pessoas na BR-376

O gravíssimo acidente ocorreu na noite deste domingo (20) no trecho de serra da BR-376, no sentido à Santa Catarina, bastante sinuoso. Todas as vítimas fatais estavam a bordo da van, que vinha de São Paulo com destino a Pelotas (RS), em viagem fretada com equipe de atletas adolescentes de remo.

Conforme o relato, a carreta teria perdido os freios e bateu na traseira da van. O veículo de transporte, então, bateu contra um carro e rodou na pista. Na sequência, a carreta arrastou a van para fora da rodovia e tombou sobre ela.

Um adolescente de 17 anos foi o único sobrevivente da van. Ele foi levado até um hospital em Joinville, junto com o motorista da carreta, de 30 anos.

A BR-376 ficou totalmente interditada no sentido à Santa Catarina por cerca de 15 horas.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe