Dia Nacional da Vacinação: saiba quais são os imunizantes ofertados nas USBs
O Paraná tem mais de 1.800 salas de vacina distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus 399 municípios
O Calendário Nacional de Vacinação contempla 20 imunizantes abrangendo crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Entre as doenças que possuem vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão a Covid-19, influenza, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Para tomar qualquer uma delas, basta se enquadrar na faixa etária ou condição estabelecida pelo Ministério da Saúde e se dirigir até uma das mais de 1.800 salas de vacina distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Paraná.
Apesar das vacinas estarem disponíveis de forma gratuita, atualmente, o Paraná enfrenta um surto de coqueluche, prevenível por meio das vacinas pentavalente e DTPA. Com mais de 500 casos registrados só em 2024, em setembro, a Secretaria Estadual de Saúde iniciou um treinamento para o controle, diagnóstico precoce, manejo e prevenção da doença.
Outro dado que chama atenção é referente aos casos de meningites, entre 21 de dezembro de 2023 e 28 de setembro deste ano, 857 pessoas contraíram a doença e 72 delas morreram no estado. Do total de mortes, nove foram de crianças de até 5 anos e as demais, dos 6 aos 85 anos. O Calendário Nacional dispõe de 19 imunizantes para crianças de até 2 anos, destas, cinco servem de escudo para a doença e agem em várias frentes, já que a meningite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos.
A importância da imunização contra doenças imunopreveníveis é indiscutível e celebrada nesta quinta-feira (17), Dia Nacional da Vacinação. Uma ótima data para conferir se o seu calendário vacinal e das pessoas que você ama está em dia.
Veja a relação completa das vacinas ofertadas na rotina pelo SUS:
- BCG
- Hepatite B
- Pentavalente
- Pólio inativada (VIP)
- Rotavírus
- Pneumo 10
- Meningo C
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
- DTP
- Hepatite A
- Varicela *
- Difteria e tétano adulto (dT)
- Meningocócica ACWY
- HPV quadrivalente
- dTpa
- Influenza (ofertada durante Campanha anual)
- Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)
- Covid-19.
Em algumas cidades do Paraná, o SUS também oferta a vacina contra a Dengue com as doses direcionadas para aplicação em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.
Cobertura vacinal no Paraná
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), é responsável pela coordenação das campanhas de vacinação em todo o país e estipula metas de cobertura vacinal. Para as vacinas BCG e Rotavírus, a meta é de 90% de cobertura e para as demais, 95%. No último ano, o Paraná atingiu a cobertura necessária nos imunizantes BCG, Meningo C (meningite e a meningococcemia), Rotavírus e Tríplice viral. Este ano, o Estado alcançou a cobertura necessária apenas para a Vacina Meningo C.
LEIA TAMBÉM:
- Bebê de apenas três meses morre de coqueluche em Curitiba
- Bebê de cinco meses morre de coqueluche em Curitiba: 2º óbito pela doença
- Surto de Hepatite A em Curitiba: Saúde confirma novo transplante em decorrência da doença
- Paraná prorroga campanha de vacinação em escolas
Em 2023, as coberturas vacinais do Paraná foram: BCG – 91%; Febre Amarela (para pessoas acima de 1 ano) – 82%; Hepatite A – 89%; Hepatite B (acima de 30 dias de vida) – 83%; Menincocócica conj. C (maior de 1 ano) – 95%; Pentavalente (maior de 1 ano) – 91%; Pneumocóccica (maior de ano) – 93%; Poliomielite (maior de 1 ano) – 92%; Rotavírus Humano – 91%; Tríplice Viral – D1 – 96%.
Este ano, dados preliminares apontam as seguintes coberturas: BCG- 89%; Febre Amarela- 62%; Hepatite A – 85%; Hepatite B -90%; Menincocócica – 103%; Pentavalente – 87%; Pneumocóccica – 83%; Poliomielite – 86%, Rotavírus Humano – 85%; Tríplice Viral – D1 – 94%.
Campanhas
Além das vacinas de rotina, anualmente o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, promove campanhas específicas de vacinação, como é o caso da Influenza e, nos últimos anos, da Covid-19. Este ano, a campanha de vacinação contra a Influenza registrou 3,2 milhões de vacinas aplicadas no Paraná dentre os mais de 4,5 milhões de pessoas elencadas como público-alvo. A cobertura da campanha foi de 55,96%, sendo que o necessário era de 95% deste público.
Segundo o Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde, o Paraná aplicou, até esta quarta-feira (16), mais de 29,8 milhões de vacinas contra a Covid-19. Além disso, o Estado também registrou 2 milhões de vacinas bivalentes.
O Paraná se mantém como o quinto estado com o maior número de vacinas aplicadas, atrás da Bahia com 36.147.760 doses aplicadas, Rio de Janeiro com 42.345.767, Minas Gerais com 53.276.782 e São Paulo com 131.372.463. Ao todo, o Brasil já registrou a aplicação de 522 milhões de vacinas contra a Covid-19.
*Com AEN
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.