Vereador do PL é um dos denunciados por matar bode e pintar o número 13 no animal
Ele e um ex-vereador foram denunciados por abuso e maus-tratos
Um vereador do Partido Liberal (PL), reeleito nas eleições de 2024, e um ex-vereador são os dois denunciados por abuso e maus-tratos a animal, pelo Ministério Público do Paraná (MP/PR), por matar um bode para zombar de adversários políticos em Anahy, no oeste do estado. Eles foram identificados como Valderi Januário de Lima e Luciano Thedoro Ribeira, respectivamente.
O caso ganhou repercussão depois que fotos e vídeos da violência contra o animal começaram a circular em aplicativos de mensagem e redes sociais. As imagens são chocantes e mostram o bode ainda vivo em cima da carroceria de uma caminhonete para, na sequência, aparecer morto sobre o asfalto com o número 13 pintado em seu couro esticado, enquanto a cabeça permanece ligada ao que restou do corpo.
De acordo com a denúncia, crime foi praticado em 7 de outubro, dia seguinte às eleições municipais. Na ocasião, um grupo de pessoas desfilou com o animal pela cidade para comemorar a vitória de seus candidatos, antes de matar o animal e exibi-lo com o número usado por seus adversários do Partido dos Trabalhadores (PT).
“Após as 17 horas, na via pública da cidade de Anahy nesta comarca, os denunciados […], agindo com consciência e vontade, praticaram ato de abuso e maus-tratos a animal, consistente em desfilar um bode da cor preta, em via pública, e depois mataram o animal, tirando-lhe o couro e as patas, escrevendo com tinta vermelha o número 13 no couro do animal”, diz um trecho da acusação.
A promotora de Justiça Claudia Tonetti Biazus explica que as ações configuram crime porque o animal foi morto cruelmente por um motivo fútil.
“Em comemoração ao resultado das eleições municipais, um grupo de pessoas desfilou com um bode em cima de uma caminhonete e depois de matarem o animal, tiraram o couro, colocaram esse couro em uma rua central da cidade e fizeram a inscrição em vermelho, nesse couro, de um número que indicava o partido político que teria perdido as eleições municipais. Configura situação de maus-tratos porque o animal foi utilizado de forma cruel para fazer uma zombaria dos adversários políticos“,
LEIA TAMBÉM:
- Menino que caiu em piscina durante festa de Dia das Crianças morre no hospital
- Passageiro é atropelado no Terminal Capão da Imbuia, em Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.