Negócios
Erva-Mate é tema de evento no Campus da Indústria, em Curitiba
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Erva-Mate é tema de evento no Campus da Indústria, em Curitiba

Amplamente difundida no Paraná, a cadeia produtiva da erva-mate tem mostrado potencial para novos produtos.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 14 de outubro de 2024 - 11:30

Curitiba recebe, a partir desta terça-feira (15), um seminário sobre cadeia produtiva da Erva-Mate. Além da programação técnica, o evento vai contar com uma exposição gratuita e aberta ao público, no Campus da Indústria da Fiep.

Durante os três dias da Expomate, os visitantes terão contato com diferentes produtos à base de erva-mate. Entre eles, cosméticos, tortas e bolos, chás gourmet, chopp, além dos tradicionais apetrechos para chimarrão e tererê e um método inovador de preparo de chás com prensa. Haverá degustação de alguns dos produtos nos estantes – especialmente na quarta-feira (16), a partir de 18h30.

Quem passar pela feira organizada pela Embrapa Florestas também poderá conhecer mais sobre a história da erva-mate, seu cultivo e importância econômica no Paraná.

A Expomate acontece entre os dias 15 e 17 de outubro, das 9h às 18h, no Campus da Indústria da Fiep – Av. Comendador Franco, 1341, no bairro Jardim Botânico.

Erva-mate paranaense ganha novos mercados

O Paraná é o maior produtor de erva-mate do Brasil. Segundo os dados mais recentes do IBGE, o Estado produziu 737 mil toneladas do insumo em 2023. Como comparativo, o volume da produção paranaense se assemelha a toda produção de erva-mate na Argentina – país vizinho produziu 774 mil toneladas ano passado.

A cadeia produtiva de erva-mate estará em pauta no 3º Seminário Erva-mate XXI, que acontece em paralelo à Expomate, no Centro de Eventos do Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba. O evento vai discutir os avanços científicos, tecnológicos e de mercado do setor.

Considerada como o “ouro verde” no passado, a erva-mate tem sido fundamental para a economia de muitos municípios do Sul do Brasil. Cada vez mais, a planta tem mostrado potencial para novos produtos e interesse do mercado do exterior, com novas oportunidades de negócios.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe