Turismo e comércio lideram abertura de vagas temporárias neste fim de ano
A maior parte das empresas pretende contratar até cinco pessoas
Mais de vinte por cento (20,3%) dos empresários paranaenses planejam contratar mão de obra para vagas temporárias de final de ano. O percentual é superior ao registrado no ano passado, de 15%. Os dados são de uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e Sebrae/PR.
De acordo com o levantamento, o setor de turismo lidera as intenções de contratação, com 32,6% das empresas prevendo a abertura de vagas temporárias. No comércio, o índice chega a 22,9%, enquanto entre as prestadoras de serviços, o percentual é de 13,7%.
Vagas temporárias de final de ano
A maior parte das empresas, 66,6%, pretende contratar até cinco pessoas, 25% uma pessoa, 4,2% entre 6 e 10 pessoas e 4,2% mais de 10 pessoas.
As principais vagas ofertadas são de:
- atendente geral (38,9%)
- vendedor (27,8%)
- auxiliar de cozinha (12,5%),
- auxiliar geral (8,3%)
- profissional especializado (8,3%)
- serviços gerais (8,3%)
A Black Friday também aparece como um fator de estímulo, impulsionando 9,8% das contratações temporárias.
LEIA TAMBÉM:
- Vendas do comércio varejista do Paraná crescem 5,5% de janeiro a agosto de 2024
- PIB: CNI aumenta de 2,4% para 3,4% projeção de crescimento em 2024
Quando se trata das qualificações exigidas, 31,9% das oportunidades não exigem nenhuma escolaridade e 59,7% têm o Ensino Médio como requisito. Das posições abertas, 54,9% pedem experiência prévia, sendo que 32,4% exigem até seis meses de prática na função e 22,5% requerem mais de seis meses.
Segundo o levantamento, 91,6% dos trabalhadores temporários têm chance de efetivação. “A previsão de contratação de temporários no Paraná está no melhor patamar desde 2021, reflexo do crescimento da economia e da perspectiva dos comerciantes em expandir seus negócios, uma vez que estes trabalhadores podem ser incorporados no quadro funcional das empresas, pois as chances de efetivação são altas, conforme aponta a pesquisa”, avalia.
*Com Fecomercio/PR
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.