Estadual
Eleições 2024: 30 pessoas foram detidas no Paraná por crimes eleitorais
(Foto: Ricardo Almeida/SESP)

Eleições 2024: 30 pessoas foram detidas no Paraná por crimes eleitorais

O período da manhã foi o mais expressivo em relação ao número de crimes

Brenda Iung - segunda-feira, 7 de outubro de 2024 - 17:04

O primeiro turno das Eleições 2024 no Paraná foi marcado por ocorrências de crimes eleitorais. Somadas, foram 197 situações envolvendo compra de votos, boca de urna, propaganda irregular e outras atitudes que infringiram a lei eleitoral. Os dados são da Secretaria Estadual Segurança Pública (SESP).

Embora pareçam alarmantes, as forças de segurança pública do Paraná destacam que, de maneira geral, o pleito foi tranquilo em todo o estado.

“Tivemos um número razoável de ocorrências no período da manhã, enquanto que no período da tarde a situação foi um pouco mais tranquila, sem gravidades. Alguns municípios registraram ocorrências envolvendo alguns candidatos que foram detidos e encaminhados, mas nada que tenha fugido da normalidade”, explicou o coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública, coronel Sérgio Augusto Ramos.

O Paraná registrou no primeiro turno das Eleições 2024: 30 detenções por crimes eleitorais; 103 ocorrências de boca de urna; 13 violações de sigilo de voto; 26 ocorrências de propaganda irregular; nove registros de compra de votos e 16 casos de transporte ilegal de eleitores.

“O pleito municipal geralmente é um pouco mais acirrado, os candidatos têm muito mais proximidade com a população, mas nada que pudesse interferir com toda a organização da Operação Eleições”, completou o coronel.

Paraná ganhou reforço na segurança pública durante o primeiro turno das Eleições 2024

Mais de 9,5 mil policiais — entre militares, civis, penais, científicos e bombeiros militares — participaram da Operação Eleições 2024 no Paraná. A ação foi coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília e teve apoio do CICC Regional, em Curitiba.

“Nos últimos meses desenvolvemos um planejamento para assegurar que as eleições ocorressem de maneira pacífica, permitindo que todos os paranaenses pudessem exercer seu direito de voto”, relatou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira.

O reforço, de maneira proporcional, se repetirá no segundo turno das Eleições 2024. No Paraná, as cidades de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa terão os prefeitos escolhidos em 27 de outubro.

*Com informações de Agência Estadual de Notícias.

Eleições 2024

As Eleições Municipais de 2024 foram em 6 de outubro. Para as cidades elegíveis ao segundo turno, a nova data para o pleito será em 27 de outubro. Veja quais cidades do Paraná podem ter segundo turno.

Acompanhe o Paraná Portal para ver o histórico político dos candidatos e o avanço das Eleições Municipais de 2024. Veja os candidatos ao cargo de prefeito ou prefeita de Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui

Compartilhe