Geral
Presidente do TSE pede que eleitores compareçam às urnas
Foto: Luiz Roberto/Secom//TSE

Presidente do TSE pede que eleitores compareçam às urnas

Ministra Cármen Lúcia espera que os eleitores não “depositem seus dissabores na vida” na hora de votar, neste domingo.

Rafael Nascimento - domingo, 6 de outubro de 2024 - 07:40

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pede que os eleitores compareçam às urnas neste domingo (6), no 1º turno das Eleições municipais.

Durante a última sessão do TSE antes da votação, a ministra disse que os servidores da Justiça Eleitoral trabalharam para receber os eleitores no dia da votação.

“Os dedicados servidores da Justiça Eleitoral brasileira, mais de 20 mil servidores, trabalharam com afinco, com todo empenho para que todos os brasileiros chegassem à cabine [de votação] com tranquilidade e sossego, mas, principalmente, com liberdade para escolher o que ele quer. O que os eleitores colocarem nas urnas será apurado, e o resultado apurado será proclamado”, afirmou.

A ministra também disse que espera que os eleitores não “depositem seus dissabores na vida” na hora de votar.

“Este é um momento de tranquilidade democrática, de civismo responsável e de alegria. A gente não espera que as pessoas depositem os seus dissabores na vida, ou ideológicos, diferenças que nos enriquecem”, disse.

A presidente também disse esperar tranquilidade durante o pleito. “Não esperamos que haja práticas nem de ofensas, nem de violência, nem de inaceitação das diferenças, porque é dessas diferenças que nós realizamos a pluralidade, que é um direito constitucional de todo mundo”, completou.

As Eleições municipais 2024 ocorrem em todo o país nesse domingo. Hoje, a população irá eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 399 municípios do Paraná.

Mais de 8,6 milhões de eleitores no Estado são esperados nos locais de votação.

Além de Curitiba, outras seis cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno no Paraná, conforme a chamada Lei das Eleições. Cumprem o requisito legal eleitoral Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais. Caso ocorra, o 2º turno está marcado para o dia 27 de outubro.

Em todo o país, o número de eleitores aptos ao voto chega a 155 milhões.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe