Geral
Eleições: 8,6 milhões de paranaenses vão às urnas neste domingo
Foto: Divulgação/TRE-PR

Eleições: 8,6 milhões de paranaenses vão às urnas neste domingo

Democraticamente, os eleitores vão escolher seus representantes nos 399 municípios do Estado, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Rafael Nascimento - domingo, 6 de outubro de 2024 - 07:30

Mais de 8,6 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo (6) no Paraná, nas Eleições municipais. Democraticamente, os paranaenses vão escolher seus representantes nos 399 municípios do Estado, entre prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O número de pessoas aptas ao voto no Paraná cresceu 2% em relação ao eleitorado de 2022, quando 8,4 milhões de paranaenses tinha a escolha de exercer sua cidadania.

Curitiba detém a maior fatia do eleitorado no Estado: 1.423.722 pessoas, ou 16,46% do total de votantes no Paraná. A Capital é seguida por Londrina (399.730), Maringá (300.286) e Ponta Grossa (259.463). Na contramão, os municípios de Jardim Olinda (1.363), Nova Aliança do Ivaí (1.586), Santa Inês (1.703) e Miraselva (1.851) são os com menos eleitores.

Ao todo, 29.604 urnas eletrônicas serão utilizadas em todo o Estado, de acordo com balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Locais de votação

Os locais de votação serão abertos às 8h (horário de Brasília). É possível votar até as 17h.

Embora Curitiba seja o maior colégio eleitoral do Paraná, o local de votação com o maior número de eleitores aptos é o Colégio Anglo Americano, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com 13.478 votantes.

Em segundo lugar, aparece a Universidade Tuiuti do Paraná (Campus Barigui), em Curitiba, com 12.497 votantes, seguida do Colégio Estadual Senhorinha Moraes Sarmento, também em Curitiba, com 9.586 eleitores.

O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem mais de 70 anos.

Para votar, são aceitos os seguintes documentos, aos eleitores que estiverem com sua situação regularizada junto à Justiça Eleitoral: e-Título; carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, CNH.

Apuração dos votos

Ao fim da votação, às 17h, começa a apuração dos votos. Os dados das urnas eletrônicas são transmitidos ao Tribunal Regional Eleitoral, que fará a totalização e divulgação dos resultados.

Foto: Divulgação/TRE-PR

Tradicionalmente, o TRE-PR é um dos primeiros do país a divulgar o resultado das Eleições.

Há possibilidade de 2º turno em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

O 2º turno ocorrerá em 27 de outubro, caso nenhum dos candidatos a prefeito e vice-prefeito garanta 50% dos votos mais um, sem nulos e brancos.

Não há segunda votação para o cargo de vereador.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe