Cidades
Curitiba abre cadastro de alunos na rede municipal de ensino
Foto: Luiz Costa/SMCS

Curitiba abre cadastro de alunos na rede municipal de ensino

O cadastro é necessário apenas aos alunos que ainda não estão matriculados na rede municipal; cadastramento em creches, onde há fila de espera, é diferente.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 3 de outubro de 2024 - 09:11

Curitiba abriu o cadastro para novos alunos na rede municipal de ensino. Famílias com interesse em matricular seus filhos na pré-escola ou no 1º ano do Ensino Fundamental tem até 1º de novembro para realizar o cadastro.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o cadastro é necessário apenas aos alunos que ainda não estão matriculados na rede municipal. Conforme a pasta, a medida ajuda a dimensionar as turmas para o próximo ano letivo, em 2025.

Para efetivar o cadastramento é necessário o CPF da criança e do responsável. Todo o processo é feito online.

No cadastro, as famílias poderão indicar de três a cinco opções de unidades de ensino. A distribuição de vagas é feita a partir do endereço da família, sendo que a intenção é garantir a matrícula de cada criança na unidade mais próxima de casa.

“O procedimento é necessário apenas para os novos estudantes, para que seja feita a organização da estrutura necessária para o próximo ano letivo, organizando salas de aula, alimentação, entre outras providências”, explica a secretária municipal Maria Sílvia Bacila.

Embora necessário para novos alunos, o cadastramento escolar não representa a efetivação da matrícula. Depois de cadastrar as crianças e estudantes, as famílias devem aguardar o resultado do pedido, pelo e-mail cadastrado no sistema ou acessando o site do cadastramento escolar, ou ainda em um dos dez Núcleos Regionais da Educação.

No e-mail constarão as orientações quanto às datas, documentação e demais informações para efetivação da matrícula. Todo o processo de cadastramento escolar é feito pela internet, apenas a efetivação da matrícula é que será feita pessoalmente pelo pai, mãe ou responsável legal da criança na unidade educacional.

Cadastro e fila de espera em creches de Curitiba

A Secretaria Municipal da Educação ressalta que o cadastramento escolar para a pré-escola e 1º ano é diferente da solicitação de vagas para crianças de 0 a 3 anos em creches públicas ou contratadas, realizada apenas por meio do site Cadastro On-Line. Essa solicitação pode ser feita a qualquer momento do ano.

Apesar de o cadastramento ser simples, há fila de espera para crianças em creches em Curitiba. No início do ano, mais de 10 mil curitibinhas aguardavam por vaga em um dos estabelecimentos de educação infantil. O número caiu para pouco mais de 8 mil crianças na fila de espera no fim do primeiro semestre.

Vale lembrar que a disponibilização de vaga em escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) para crianças até 5 anos é uma obrigação legal do município. A determinação foi estabelecida pelo STF – Supremo Tribunal Federal – em 2022.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe