Federal
Voo para repatriação de brasileiros parte hoje ao Líbano
Foto: Sargento Müller Marin/FAB

Voo para repatriação de brasileiros parte hoje ao Líbano

Cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano, em meio aos ataques de Israel, segundo o Itamaraty.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 2 de outubro de 2024 - 08:25

O primeiro voo para repatriação de brasileiros que vivem no Líbano parte desta quarta-feira (2) do Brasil. Um avião da FAB – Força Aérea Brasileira – será utilizado na operação de resgate, após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Itamaraty contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o Líbano, em meio à escalada da violência no Oriente Médio, com ataques de Israel. Mais de mil pessoas já morreram em território libanês após bombardeios israelenses, incluindo brasileiros.

Atualmente, mais de 21 mil brasileiros vivem no Líbano.

Conforme o Palácio do Planalto, a aeronave da FAB vai decolar da Base Aérea do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O voo fará escala para reabastecimento em Lisboa, Portugal, tanto na ida quanto na volta.

A expectativa é repatriar 220 brasileiros, a partir do aeroporto de Beirute. Outros voos ainda não foram confirmados, mas devem ocorrer ao longo dos próximos dias.

Lula condena ataques de Israel

O presidente Lula condenou a série de ataques de Israel ao Líbano, que já mataram mais de mil pessoas em áreas civis. Diante da escalada da violência no Oriente Médio, Lula criticou a inércia da Organização das Nações Unidas (ONU) na resolução de conflitos internacionais.

“O que eu lamento é o comportamento do governo de Israel. É inexplicável que o conselho da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel se sente em uma mesa para conversar ao invés de só saber matar”, disse.

Lula garantiu que cidadãos brasileiros serão repatriados “em todo lugar que for preciso”.

*com informações da Agência Brasil.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe