Consumidores paranaenses têm ticket médio de R$ 186 para o Dia das Crianças
Pesquisa mostrou ainda que 49% dos entrevistados preferem comprar pela internet
Os consumidores paranaenses pretendem gastar em média R$ 186,11 com presentes para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, segundo uma pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
De acordo com a Faciap, o grupo Datacenso entrevistou 600 consumidores nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão entre 19 e 23 de setembro para realizar o levantamento. A margem de erro é de 4%, com um grau de confiança de 95%.
Os itens mais mencionados como opção de presentes para o Dia das Crianças são brinquedos (68%), roupas (31%), calçados (16%), eletrônicos (15%), artigos esportivos (13%) e livros (13%).
O estudo ainda mostrou que 89% dos entrevistados costumam utilizar a internet para pesquisar e comparar preços antes da compra.
A pesquisa também aponta que:
- 49% dos entrevistados preferem comprar pela internet;
- 26% em shoppings;
- 24% em lojas de rua.
Em contrapartida, uma parcela significativa de consumidores, especialmente nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, e entre o público feminino, afirmou que prefere visitar lojas físicas, especialmente em datas comemorativas.
LEIA TAMBÉM:
- Confiança do empresário do comércio no Paraná sofre queda de 1,7%
- Consumo das famílias paranaenses registra alta de 0,3% em setembro, aponta Fecomércio
- 91% das famílias do Paraná estão endividadas; taxa é a segunda maior do país
31% dos entrevistados disseram preferir pagar pelos presentes de Dia das Crianças com cartão de crédito, tanto à vista como a prazo. O pagamento com Pix foi citado como preferido por 20%.
Quanto aos principais fatores que influenciam na decisão de compra, 50% dos consumidores apontaram o atendimento, 49% preços competitivos e 47% a qualidade dos produtos.
A pesquisa sobre o comportamento dos consumidores paranaenses para o Dia das Crianças está disponível na íntegra no site da Faciap.
Clique aqui para acessar o boletim epidemiológico na íntegra.