Cidades
Idoso atropelado em Curitiba: IML aponta lesão causada por veículo como causa mortis
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Idoso atropelado em Curitiba: IML aponta lesão causada por veículo como causa mortis

O homem de 89 anos caiu na rua após passar mal; ninguém parou para ajudar

Caroline Signori Berticelli - terça-feira, 1 de outubro de 2024 - 12:30

A morte do idoso Edmundo Goralewski, de 89 anos, atropelado na rua Ubaldino do Amaral, no bairro Alto da XV, em Curitiba, foi causada por uma lesão no crânio provocada pelo veículo. A informação foi confirmada pelo filho da vítima, Percy Goralewski. 

Edmundo caiu na via após passar mal, dezenas de carros passaram pelo local antes do atropelamento, mas ninguém parou para ajudar.

De acordo com o familiar,  a certidão de óbito, feita pelo Instituto Médico Legal (IML), apontou que o idoso estava vivo quando foi atingido pelo automóvel

Em entrevista à Band News Curitiba, concedida nesta terça-feira (1), Percy explicou que o pai costumava ir até uma padaria na rua Jacarezinho, no bairro Mercês, onde morava. No último sábado (28), ele saiu de casa por volta das 18h, passou no estabelecimento e só foi visto novamente no bairro Alto da XV, a aproximadamente 5 km de distância. 

A família acredita que o idoso tenha se perdido e ficado desorientado. “Se desorientou e continuou andando, talvez procurando essa rua e essa casa que nunca chegava”, pontuou Percy.

Durante a conversa, o filho de Edmundo afirmou que espera que o motorista que atropelou o idoso seja identificado o quanto antes e indiciado. “Essa pessoa que fez esse ato que ceifou a vida do meu pai vai responder. Eu espero que ela responda. Muito mais do que aos homens, ela vai responder à própria consciência. Em algum momento, eu acredito que vá”, disse. 

O caso é investigado pela Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran). Segundo o delegado Edgar Santana, até o momento, o condutor não foi identificado e a polícia espera que ele se apresente espontaneamente. “Não temos ainda a identificação do condutor do veículo. A gente espera que ele se apresente de forma espontânea na nossa unidade policial nas próximas horas”, falou. 

“Mas nossa equipe de policiais está tomando as devidas providências no sentido de localizar e identificar esse indivíduo o quanto antes e estamos em contato com todas as testemunhas”, completou o delegado. 

O motorista pode responder por homicídio culposo agravado por omissão de socorro.

Idoso atropelado em Curitiba

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o idoso foi atropelado na rua Ubaldino do Amaral, em Curitiba.

Nas imagens, é possível ver que Edmundo anda pela calçada com uma sacola quando, de repente, perde o equilíbrio e cai de costas na rua. Ele permanece imóvel, caído na pista por cerca de dois minutos. Nesse tempo, dezenas de motoristas passam pelo local, mas ninguém presta socorro. Vários deles, inclusive, desviam do idoso.

Em seguida, um carro preto que trafega em velocidade baixa atinge a vítima e continua sua caminho, sem parar para ajudar. Novamente dezenas de carros passam pela via e somente cerca de um minuto depois, um motorista para seu veículo perto de Edmundo para que ele não seja atropelado novamente e liga o pisca-alerta.

Uma ambulância do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) chegou a ser acionada, mas o idoso morreu no local.

Veja o vídeo:

Atenção, as imagens são fortes e podem despertar gatilhos em pessoas sensíveis.

*Com informações de Leonardo Gomes, da Band News Curitiba

Compartilhe