Tempo seco no Paraná é perigoso à saúde, avisa INMET
Instituto emitiu alerta para todo o estado
O Paraná segue sob alerta de baixa umidade relativa do ar, popularmente chamada de “tempo seco”, e de onda de calor, no Instituto Nacional de Meterologia (INMET). O aviso, iniciado na manhã de hoje (30), deve valer, pelo menos, até o fim desta segunda-feira.
Conforme informações do Instituto, o alerta de tempo seco paira sobre quase todas as regiões do Paraná. No momento, varia entre 30% e 20% — o ideal, recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), é 60%.
Apenas o litoral do estado não preocupa os meteorologistas. Em Paranaguá, a umidade é de 75% neste momento, segundo dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Não há previsão de chuva para o Paraná até quarta-feira (2), conforme base do Simepar. As precipitações colaboram para a limpeza da atmosfera e para a melhora na qualidade do ar.
Riscos da baixa umidade relativa do ar
De acordo com o INMET, quanto mais baixa a umidade relativa do ar, maior o risco de incêndios florestais. Além disso, a situação também afeta a saúde, com consequências para os olhos, nariz, pele e aparelho respiratório.
Como evitar que o tempo seco no Paraná afete a sua saúde
Para minimizar os efeitos do tempo seco na saúde, o INMET recomenda:
- beber bastante líquido
- evitar desgaste físico nas horas mais secas (10h às 16h)
- evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia (10h às 16h)
Se necessário, busque a Defesa Civil (telefone: 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone: 193)
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.