Caminhada do Coração bate recorde de participantes pelo combate ao sedentarismo
A 20° edição do evento, promovido desde 2004 reuniu cerca de 8 mil pessoas no Dia Mundial do Coração
A tradicional Caminhada do Coração de Curitiba, realizada todos os anos pelo Hospital Cardiológico Costantini, bateu o recorde de participantes em sua 20° edição na manhã de domingo (29), Dia Mundial do Coração. Estimadas 8 mil pessoas se reuniram na Praça do Japão, no Batel, e caminharam quatro quilômetros e meio até o Parque Barigui.
O evento começou com uma sessão coletiva de alongamentos ao som de música com pessoas de todas as idades, até mesmo com seus pets, para estimular o público sobre a importância de se manter hábitos de vida saudáveis. Nestas duas décadas de realização do evento mais de 100 mil pessoas já caminharam pela causa.
Vilma Lopes de Santina, de 67 anos, aposentada e goleira de handebol, disse que o esporte é tudo em sua vida e ver as pessoas se unindo para incentivar a atividade física de uma maneira descontraída é muito divertido. “É a primeira vez que participo e achei incrível caminhar com as minhas amigas nesse dia lindo de sol em Curitiba. Se hoje eu estou bem, tenho certeza que é por causa do esporte que sempre me acompanhou ao longo da vida. O evento reforça que caminhar é de graça, só basta dar o primeiro passo para uma vida com mais saúde e disposição”, declarou a idosa.
De acordo com Costantino Costantini, diretor-geral do hospital, combater o sedentarismo é fundamental para ter uma vida longa e uma velhice saudável.
“O exercício é a mais importante poupança que se pode fazer para ter qualidade de vida no futuro. Caminhar de 30 a 50 minutos por dia, é a melhor aposentadoria para garantir uma boa velhice. Por isso, a caminhada vem há 20 anos conscientizando sobre a importância dos exercícios físicos na prevenção de patologias cardíacas”, disse o médico Costantino Costantini ao abrir o evento.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. O Cardiomêtro da Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que até às 15h desta segunda-feira (30), já ocorreram 302.582 mortes por doenças cardiovasculares no Brasil no ano de 2024. Só em setembro, mais de 32 mil pessoas morreram.
Além de promover a atividade física, o evento destaca a importância de hábitos saudáveis para a saúde, inclusive, do coração, com orientações de profissionais do Hospital Costantini ao longo do trajeto.
“É muito bom ver as pessoas se preocupando com a saúde, todo muito animado e feliz, é um inventivo. Eu trouxe até meus pets porque eles também precisam perder peso”, contou Maria Vitânia Roubeddakis, de 58 anos, que prestigia a Caminhada do Coração pelo terceiro ano.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.