Porto de Paranaguá registra aumento de 70% nas exportações de produtos de outros estados
Ainda foi registrado um crescimento no número de estados que usam o Porto de Paranaguá para suas exportações
Entre os anos de 2019 e 2024, o Porto de Paranaguá registrou um aumento de 70% nas exportações de produtos de outros estados, os números saltaram de 6,6 milhões de toneladas para 11,3 milhões. Os dados, que se referem ao período de janeiro a agosto, são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e foram levantados e organizados pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).
A análise mostra que também houve um aumento nos valores dos produtos movimentados a partir destas exportações. Em 2019, o escoamento de produtos de outros estados brasileiros chegou a US$ 3,2 bilhões, enquanto em 2024 o valor entre janeiro e agosto atingiu US$ 7,9 bilhões, um aumento nominal de 143%.
A comparação exclui a inflação no período, que foi de 36%.
Ainda foi registrado um crescimento no número de estados que usam o Porto de Paranaguá para suas exportações. Há cinco anos, 20 estados, além do Paraná, escoaram seus produtos por este terminal portuário entre janeiro e agosto. Em 2024, desde o início do ano, foram 26.
LEIA TAMBÉM:
- Chuvas favorecem plantio e produção de soja no Paraná
- Paraná está entre os principais produtores florestais do país
- Com investimentos bilionários, Paraná alavanca industrialização da soja no país
*Com AEN
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.