Colunas
Eleições chegando, vamos, primeiro, na caminhada do coração
Foto: Reprodução site Hospital Costantini

Eleições chegando, vamos, primeiro, na caminhada do coração

Ney Leprevost quer investir no esporte, Eduardo Pimentel promete mobilidade urbana sustentável e Maria Victoria diz que irá acabar com a “indústria da multa”

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 25 de setembro de 2024 - 12:16

Domingo, 29, é dia de esticar as pernas para uma caminhada da Praça do Japão até o Parque Barigui. O evento, tradicional em Curitiba, promovido pelo Hospital Cardiológico Costantini, tem reunido mais de cinco mil pessoas que deixam a preguiça de lado para oxigenar o coração e a alma e aumentar a expectativa de vida, com saúde. Este ano, o cardiologista Costantino Costantini comemorou os 45 anos da primeira angioplastia realizada na América do Sul.

O esporte que transforma

ney-leprevost
Imagem: Reprodução/Instagram Ney Leprevost

O candidato do UB à Prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost, destacou nesta terça-feira (24) a importância da prática do esporte que é, reconhecidamente, um instrumento de transformação social que pode ser fundamental para garantir a crianças, jovens e adolescentes a disciplina e ensinamentos que serão levados para toda a vida. Em seu plano de governo Ney estabeleceu a implantação do programa “Curitibinha Bom de Bola”, inspirado no projeto “Piá Bom de Bola”, que ele criou quando foi Secretário de Estado de Esporte e Turismo do governo Jaime Lerner.

Fim do antipó em Curitiba

Eduardo Pimentel (PSD) garante que acabará com 500 km de ruas de antipó em Curitiba, transformando as em asfalto. Em seu plano de governo, estão grandes obras de mobilidade urbana que tornará o ir e vir dos curitibanos cada vez mais sustentável e fluido, seja por transporte coletivo ou individual. “Curitiba não pode voltar atrás”, defende o candidato, em recado direto para Ducci e Requião.

eduardo-pimentel
Foto: Assessoria de imprensa

O grande erro do Eduardo Pimentel

Opinião de Waldir Cruz – Ao aliar-se com a extrema-direita bolsonarista, em vez de o candidato ganhar votos, perdeu. E muito. Inclusive o discurso progressista ficou de lado. Sei que o tempo de TV e o dinheiro do fundo partidário do PL ajudam. Mas, em hipótese alguma, são essenciais. O Bolsonaro foi eleito pelo minúsculo PSL; o Greca, em 2016, pelo PMN. A guinada à direita, trouxe muitos prejuízos eleitorais para o Eduardo: ficou sem o discurso social; enfrenta um afastamento nítido dos católicos, já que a extrema-direita é, em sua quase totalidade evangélica; aliou-se com golpistas, negacionistas e gente que tem no presidiário Gustavo Lima o modelo de artista.

Bolsonaro é hoje um tira-votos. Afundou o Ramagem no Rio, o Nunes em São Paulo e permitiu o surgimento de candidatos estúpidos, como o Pablo Marçal. Aqui em Curitiba, a jornalista Cristina Graeml faz o papel do Pablo Marçal, só que mais centrada e educada. Mas em compensação, tem desferido golpes fortes em Eduardo, dividindo a extrema-direita. A aliança com o PL só trouxe desvantagens para o candidato da situação. Ganhou um vice que mais lhe envergonha do que traz votos. Precisou pôr no horário político seres abjetos para a classe média culta de Curitiba, a capital universitária. Causa repugnância só de ouvir o Bolsonaro e o Nicolás falando. Para piorar, Eduardo diz o óbvio: que ele é o candidato da família. Seria absurdo se não fosse. Esse tipo de argumento não lhe cai bem. Não orna com sua refinada educação. E as obras sociais? Restaurantes populares, construção de unidades de saúde e habitações, desfavelização e urbanização periférica? Vai ficar na conta do Deus, pátria e família? Só o Greca como padrinho já bastava. Os outros pouco somam. Aliás, muito subtraem. Volta, Eduardo. Volta para o centro do espectro político. Seja o Eduardo da vacina, da ciência, da cultura, da preservação ambiental, da segurança pública sem violência policial. Volta a ser o prefeito do mundo e não o da terra plana e o do nazismo de esquerda.

Acabar com indústria da multa

Imagem: Reprodução/Instagram Maria Victoria

O que vem chamando a atenção da população curitibana é a proposta da candidata à Prefeitura de Curitiba, deputada Maria Victoria, que visa acabar com a indústria da multa na capital. Também colocou em seu plano de governo, o reforço da segurança, o atendimento da população em situação de rua, estímulo ao ambiente de negócios e melhorar a saúde de Curitiba. Ela propõe mutirões de consultas particulares, enquanto se contrata mais médicos e se constrói mais hospitais e postos de saúde.

BNI lança o Imponente

Imagem: Reprodução/Instagram BNI

Com a participação do diretor nacional, Marcos Martins, o BNI, organização de rede profissional e empresarial que permite que apenas uma pessoa de cada ramo ou profissão participe de uma equipe, lançará o Grupo BNI Imponente, com 100 membros. É o maior lançamento das Américas. O evento começa às 7 horas no Espaço Torres, Jardim Botânico.

Não tem conserto

Se há coisa impossível de se alterar, por mais que se tente, porque parece ser inexorável e irremediavelmente dissociável, é conseguir harmonizar o que há de bom gosto com essa tal de cultura do chamado sertanejo universitário, o também epitetado (ops) sertanojo. Tome-se de exemplo a comemoração de aniversário do cantor do gênero, Gustavo Lima, sem entrar no mérito de seu recente pedido e cancelamento de prisão, em iate navegando até a Grécia. Comemorado com champanhe de 3 mil reais e vinho Petrus, safra 2009, com valor de 80 mil reais a garrafa. No cardápio, para harmonizar, “arroz tropeiro”. (Alceo Rizzi, jornalista)

A Portos do Paraná, responsável pela gestão dos portos de Paranaguá e Antonina, foi reconhecida entre as 1.000 maiores empresas do Brasil, segundo a 54ª edição do Maiores e Melhores Exame 2024. O ranking avalia o desempenho das empresas com capital aberto ou dados públicos, com base nos resultados do ano anterior.

60 anos do Mustang

Imagem: Reprodução/Ford

A Ford Slaviero convida você para celebrar os 60 anos do Mustang. Trata-se de uma exposição exclusiva do Mustang GT Performance, customizado pelo renomado Alan Sid Mosca. Uma oportunidade única de ver essa máquina totalmente personalizada antes de percorrer o Brasil e ser leiloada em prol da ONG Gerando Falcões. O evento acontecerá a partir das 19 horas na Ford Slaviero da Avenida Kennedy, 3878, no Portão.

LEIA TAMBÉM:

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe