Geral
Lula abre a 79ª Assembleia da ONU, em Nova York
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula abre a 79ª Assembleia da ONU, em Nova York

O combate imediato às queimadas e o fortalecimento da democracia estão na pauta de Lula, além de outros temas sensíveis a nível mundial.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 23 de setembro de 2024 - 07:22

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai abrir a 79ª Assembleia Geral da ONU. O evento reúne os 193 países que formam a Organização das Nações Unidas e acontece em Nova York, nos Estados Unidos, a partir desta terça-feira (23).

Tradicionalmente, o Brasil abre a agenda de discursos na Assembleia Geral da ONU. Além de apresentar as prioridades do país, como o combate imediato às queimadas e o fortalecimento da democracia, Lula deve tratar de temas sensíveis em âmbito mundial. A crise climática e o combate à fome estão na pauta do Chefe de Estado, além da necessidade em conter o extremismo e os conflitos armados na Ucrânia e no Oriente Médio.

Neste domingo (22), Lula discursou na Cúpula do Futuro, evento que ocorre paralelamente na ONU. O presidente destacou que a crise da governança global requer transformações estruturais e citou os recentes conflitos armados existentes no mundo atualmente.

“A pandemia, os conflitos na Europa e no Oriente Médio, a corrida armamentista e a mudança do clima escancaram as limitações das instâncias multilaterais. A maioria dos órgãos carece de autoridade e meios de implementação para fazer cumprir as suas decisões. A Assembleia Geral perdeu sua vitalidade e o conselho econômico e social foi esvaziado”, afirmou Lula.

A Assembleia Geral das Nações Unidas é um dos principais órgãos da ONU e reúne os 193 estados que fazem parte da organização, com cada nação tendo o direito a um voto. Para o Brasil, a abertura do Debate Geral permite apresentar as prioridades do país, tanto internamente quanto internacionalmente.

Além de Lula, grandes líderes mundiais são esperados para o evento anual em Nova York.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe