Vendaval assusta moradores em Curitiba, após alerta de tempestade
A Defesa Civil emitiu alerta para possibilidade de chuvas intensas, raios e vendaval para a região da capital
O tempo virou em Curitiba por volta das 14h30 e a sexta-feira (20), até então ensolarada, deu lugar para ventanias em diversos bairros e um céu escuro na capital. Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestades para 104 municípios do Paraná.
A Defesa Civil também emitiu um alerta, por volta das 14h30, via SMS, sobre a possibilidade de chuvas intensas, raios e vendaval para a região da capital. A vigência do comunicado é de seis horas.
De acordo com o Inmet, noroeste, sudoeste, oeste e o centro-sul do estado devem ser as regiões mais atingidas no estado. A previsão é de um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora com ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esses temporais são típicos do período de transição entre as estações. A primavera começa oficialmente na manhã de domingo (22), às 9h44.
“A previsão para essa sexta-feira é de mudanças no tempo no Paraná. Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e já se aproxima da área de divisa com Santa Catarina e fronteira com a Argentina pela manhã. Há possibilidade de ocorrência de temporais, com o sistema frontal encontrando um ambiente atmosférico já aquecido nessas áreas”, explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.