Eleições: urnas eletrônicas começam a ser preparadas no Paraná
Entenda o passo a passo de preparação dos equipamentos antes da votação, em 6 de outubro.
As urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições deste ano começaram a ser preparadas nesta quinta-feira (19), no Paraná. Por meio delas, mais de 8,6 milhões de paranaenses poderão exercer sua cidadania ao escolher seus representantes em prefeituras e câmaras municipais no dia 6 de outubro.
A cerimônia de geração de mídia e preparação das urnas eletrônicas ocorreu no Fórum Eleitoral, em Curitiba. Além da Capital, todos os outros 398 municípios do Paraná vão passar pelo mesmo processo, até o dia 1º de outubro, conforme o cronograma das Zonas Eleitorais.
De acordo com o TRE-PR – Tribunal Regional Eleitoral do Paraná -, a geração de mídias consiste na gravação dos dados necessários nas mídias, uma espécie de pen-drive, para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições, em três formatos:
- Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da Seção Eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos e candidatas que concorrerão às eleições;
- Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação
- Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Já na preparação das urnas ocorre a carga e lacração dos equipamentos. Esse é o processo de instalação nas urnas dos dados gerados na cerimônia de geração de mídias. Em um ambiente controlado, as urnas são carregadas, com a presença de representantes dos partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, de modo a garantir que todos acompanhem a carga e possam checar se os dados estão corretos.
Etapas da carga
- Preparação das urnas: as urnas são preparadas para receber os dados. Isso inclui a instalação de uma mídia de carga, que é usada para gravar os dados das urnas;
- Carga das urnas com as mídias de votação e de resultado da votação: as urnas são testadas para garantir que todos os seus componentes estão funcionando corretamente e concluem a sua configuração com todos os dados necessários para ser utilizada no dia da votação;
- Depois de receber os dados das mídias, ser configurada e testada, a urna é então lacrada fisicamente.
Eleições 2024 no Paraná
As Eleições Municipais de 2024 ocorrem no dia 6 de outubro. Caso haja necessidade do 2º turno, o pleito será em 27 de outubro. Conforme a regra eleitoral, todas as cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter 2º turno para o cargo de prefeito.
Se enquadram no requisito: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.