Acionistas individuais já são maioria na Petrobras
Atualmente, um milhão de pessoas têm ações da companhia
O número de acionistas individuais da Petrobras, na bolsa brasileira, cresceu 170% nos últimos cinco anos e alcançou a marca inédita de um milhão de pessoas que têm ações da companhia.
Atualmente, o percentual de investidores institucionais brasileiros é menor do que o de investidor pessoa física no capital social da companhia. Para a Petrobras, a mudança no perfil dos acionistas representa a democratização do mercado de capitais no Brasil.
“O aumento do número de acionistas se soma a uma série de boas notícias que a companhia vem obtendo no mercado e reflete a confiança dos investidores no potencial da companhia e na geração de valor de seus projetos e resultados”, informa a empresa.
No ano, o retorno ao acionista preferencial da companhia (valorização + dividendos) é de 11,4%, ao passo em que o petróleo do tipo Brent, referência no mercado internacional, se desvalorizou 4,1% e o índice Ibovespa valorizou 0.6%. Além disso, 12 dos 16 grandes bancos (75%) que cobrem a Petrobras recomendam a compra das ações da companhia.
O que são os investidores individuais da Petrobras?
- Investidores individuais são pessoas físicas ou jurídicas que investem seu próprio dinheiro em determinados ativos, como ações de empresas listadas na bolsa.
- Investidores institucionais são organizações, como fundos de investimentos, fundos de pensão, bancos ou seguradoras que investem em nome de terceiros.
*Com Agência Brasil
LEIA TAMBÉM:
- Indústria da água mineral movimentou R$ 242 milhões no Paraná em 2023
- Mais de 57% dos executivos de crédito consideram o investimento em tecnologia uma prioridade
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.