Geral
Polícia Civil mira quadrilhas que atuam no Paraná e em outros estados
Foto: PCPR

Polícia Civil mira quadrilhas que atuam no Paraná e em outros estados

Os criminosos têm envolvimento em homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas e roubo de cargas; quase 150 mandados são cumpridos.

Rafael Nascimento - terça-feira, 17 de setembro de 2024 - 08:11

A Polícia Civil mira quadrilhas que atuam no Paraná e em outros quatro estados, na manhã desta terça-feira (17). Os criminosos têm envolvimento em homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas e roubo de cargas, conforme a polícia.

São três operações em curso, que cumprem um total de 143 mandados judiciais.

Em uma delas, a polícia busca interromper a operação de duas quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas e roubo de cargas, no Paraná e em São Paulo. São cumpridos 19 mandados de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão em Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença, Santo Antônio do Sudoeste, Dois Vizinhos, Quedas do Iguaçu, Toledo, Pato Bragado, Cascavel, Ubiratã, Medianeira e Curitiba, além de Mairinque, no estado de São Paulo.

A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias de 23 pessoas físicas e sete empresas.

As investigações apontaram que caminhões de uma empresa de transportes distribuíam drogas do Oeste do Paraná para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As cargas ilegais eram disfarçadas em mercadorias lícitas, com o objetivo de despistar as autoridades.

A quadrilha era chefiada por um empresário do ramo de transportes. Cinco grandes carregamentos de drogas foram apreendidos, totalizando mais de seis toneladas de maconha, 65 quilos de crack e quase 240 quilos de skunk.

Outra quadrilha, especializada em roubar cargas, utilizava rastreadores clandestinos para monitorar caminhões para roubar mercadorias.

Em outra operação, a Polícia Civil cumpre 28 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de homicídios e tentativas de homicídio no Oeste do Paraná.

As diligências ocorrem simultaneamente nas cidades de Palotina, Maripá, Terra Roxa, Guaíra, Paranavaí, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaratuba e Londrina, no Paraná, além de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Conforme a polícia, os homicídios e tentativas de homicídios ocorreram em Palotina e região, pela disputa entre facções criminosas. O líder da quadrilha está preso no Paraguai. Mesmo assim, ordenava as mortes, executadas por membros do grupo.

Uma terceira operação ocorre nas cidades paranaenses de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, para o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão.

Os alvos são suspeitos de crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, posse de arma de fogo e comércio ilegal de arma de fogo.

As ações contam com a colaboração da Polícia Militar do Paraná (PCPR), Polícia Penal do Paraná (PPPR), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio de helicópteros e cães policiais.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe