Lula prepara pacote de medidas para combate às queimadas
O Brasil enfrenta um cenário sem precedentes de queimadas e incêndios florestais; ações emergenciais serão anunciadas hoje (17).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um pacote de medidas para combater queimadas no país. As ações emergenciais contra incêndios florestais serão apresentadas nesta terça-feira (17), em Brasília.
O Brasil enfrenta um cenário sem precedentes de queimadas e incêndios florestais este ano. De janeiro a agosto de 2024 as queimadas no país já atingiram 11,39 milhões de hectares do território do país, segundo dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados na semana passada. Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano.
Lula convocou uma reunião com chefes dos Três Poderes para discutir o pacote de medidas contra as queimadas. O encontro ocorre à tarde, no Palácio do Planalto, em Brasília. Participam os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e o chefe da Procuradoria Geral da República (PGR).
Além dessa reunião, o Governo Federal articula uma agenda do presidente Lula com os governadores, nos próximos dias.
Entre as ações do pacote de medidas contra as queimadas estão medidas provisórias, típicas de situação relevantes e urgentes. Semana passada, Lula já havia antecipado a criação de uma Autoridade Climática, autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente.
*com informações da Agência Brasil.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.