Queimadas: ministério pede que população evite atividades físicas em áreas abertas
A fumaça dos incêndios florestais pode levar a quadros de doenças respiratórias
O Ministério da Saúde reforçou as orientações sobre os cuidados com a saúde diante da seca extrema, crise hídrica, altas temperaturas, redução da umidade e queimadas que pioram a qualidade do ar em todo o país.
A fumaça dos incêndios florestais pode levar a quadros de doenças respiratórias principalmente no caso de crianças de até 2 anos, idosos com 65 anos ou mais e pessoas com doenças metabólicas e cardiovasculares, e imunocomprometidas.
Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas devem:
- aumentar a ingestão de água;
- procurar locais frescos;
- evitar atividades físicas em áreas abertas;
- não ficar próximo dos focos de queimadas;
- procurar atendimento médico em caso de náuseas, vômitos, febres, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen.
LEIA TAMBÉM:
- Domingo de chuva e temperaturas amenas dá uma trégua para Curitiba
- Curitiba registra uma das piores qualidades de ar do mundo; saiba como se proteger
No sábado (14), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia também ampliou recomendações à população devido ao aumento das concentrações de poluentes no ar. De acordo com o comunicado, pessoas pertencentes ao grupo de risco precisam ir além nos cuidados e:
- usar máscaras, se possível N95 ou PFF1, 2 ou 3, que são mais eficazes que as cirúrgicas;
- permanecer o maior tempo possível no interior das casas e com as janelas fechadas;
- evitar atividades físicas.
Desde a última sexta-feira (13), o Paraná registra uma melhora na qualidade do ar devido a chegada de uma frente fria que provocou chuva em praticamente todo o estado.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os próximos dias devem apresentar temperaturas mais amenas em algumas regiões, mas a partir do dia 20, a previsão do tempo aponta máximas acima de 40°C para o norte e noroeste. Maringá deve chegar a 44°C nos dias 25 e 26 deste mês.
*Com Agência Brasil
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.