Contratações de estagiários e jovens aprendizes crescem no Paraná
De acordo com o CIEE-PR, 26,2 mil estudantes foram contratados no primeiro semestre deste ano no Estado.
As contratações de estagiários e jovens aprendizes estão em alta no Paraná. De acordo com o CIEE-PR (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná), referência na integração de jovens com o mercado de trabalho, 26,2 mil estudantes foram contratados no primeiro semestre deste ano.
O número de contratações de estagiários e jovens aprendizes nos primeiros seis meses do ano é 6% maior ao registrado no mesmo período do ano passado.
“O estágio e o programa de aprendizagem foram cruciais para mim, já que a inserção no mercado de trabalho aos 16 anos me ajudou a desenvolver soft e hard skills enquanto conciliava o aprendizado teórico com a prática em situações reais”, afirma o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ricardo Raczynski, de 23 anos. Ex-estagiário, ele foi recém efetivado em uma empresa de tecnologia.
Conforme o CIEE-PR, o aumento significativo no número de ocupação das vagas de aprendizagem é uma tendência que segue em expansão em todo o país. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, mais de 58 mil jovens ingressaram como aprendizes neste ano, aumento de 8,39% em relação ao último ano.
Oportunidades para jovens paranaenses
No CIEE/PR, a curva no programa de aprendizagem aumentou em 40% no mesmo período, dado que reforça o interesse do jovem no crescimento profissional.
Disponível para jovens entre 14 e 24 anos, o programa de aprendizagem representa de 5% a 15% dos funcionários das empresas, conforme regulamenta a Lei da Aprendizagem. A contratação de estagiários não é obrigatória nas empresas, mas tem grande adesão por conta dos benefícios.
“Entendemos que a troca constante entre os perfis estudantis e os demais profissionais é um dos principais benefícios, já que promove a inovação e o incentivo ao aprendizado em ambas as partes. Para o jovem estudante, a curta jornada de trabalho é a oportunidade de aplicar os conceitos na prática e, para a empresa, a distribuição de demandas que reduz o acúmulo de tarefas nos cargos, por exemplo”, explica a supervisora do Centro de Serviços Compartilhados do CIEE/PR, Ilsis Cristine da Silva.
Outra vantagem identificada pela especialista é a possibilidade de efetivação. Segundo ela, é comum que esse contato inicial por meio do estágio gere promoções e crescimento dentro das empresas.
Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 30 mil estagiários e 7 mil aprendizes.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.