Geral
Quadrilha especializada no transporte de drogas é alvo de operação no Paraná
Foto: Fábio Dias/ PCPR

Quadrilha especializada no transporte de drogas é alvo de operação no Paraná

A logística do grupo criminoso era sofisticada, que utilizava um helicóptero para movimentar grandes quantidade de entorpecentes.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 13 de setembro de 2024 - 07:22

Uma quadrilha especializada no transporte de grandes quantidades de drogas é alvo de uma operação da Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (13), no Paraná. A logística do grupo criminoso era sofisticada, que utilizava um helicóptero para movimentar os entorpecentes, conforme a polícia.

Além do Paraná, a ação ocorre também nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. As equipes cumprem 33 mandados, sendo 11 de prisão temporária e outros 22 de busca e apreensão.

Os alvos estão localizados em Curitiba, Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana, além de Ponta Porã e Campo Grande (MS) e no município paulista de Fernandópolis.

As equipes da Polícia Civil apreenderam uma aeronave modelo R44 Raven II, avaliada em quase R$ 2 milhões. O helicóptero era utilizado pela quadrilha para o transporte de drogas, por meio de rotas aéreas entre divisas dos estados e áreas de difícil acesso.

Imagens: PCPR

Além do transporte das drogas, o grupo criminoso também elaborou um esquema financeiro para ocultar os lucros obtidos com o tráfico. Entre as operações estão movimentações de grandes quantias de dinheiro, realizadas por meio de contas bancárias de terceiros, popularmente conhecidos como “laranjas”, o que sugere o envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro, ainda conforme a PCPR.

“As investigações demonstraram que a organização utilizava uma logística sofisticada, incluindo o uso de aeronaves para o transporte de drogas, o que lhes dava maior agilidade e dificultava a fiscalização pelas autoridades. O sequestro da aeronave é um dos elementos fundamentais para interromper a atividade desse grupo”, ressalta o delegado Victor Loureiro.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe