Últimas Notícias
Clínicas de estética irregulares são interditadas em Foz do Iguaçu
Foto: CRM-PR

Clínicas de estética irregulares são interditadas em Foz do Iguaçu

Os estabelecimentos estariam realizando procedimentos invasivos; uma pessoa foi levada à delegacia por exercício irregular da profissão

Caroline Signori Berticelli - quarta-feira, 11 de setembro de 2024 - 13:42

Três clínicas estéticas foram interditadas em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, durante uma ação conjunta do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), com a Vigilância Sanitária e Polícia Civil. 

De acordo com o CRM/PR, a interdição ocorreu durante uma ação de fiscalização com o objetivo de verificar a regularidade e condições de atendimento de clínicas de estética que estariam realizando procedimentos invasivos nos pacientes, sem as devidas autorizações.

Dos oito estabelecimentos inspecionados na última semana, três foram interditados e uma pessoa foi encaminhada à delegacia.

Clínicas de estética interditadas em Foz do Iguaçu 

A responsável por uma das clínicas de estética interditada em Foz do Iguaçu foi encaminhada à delegacia para prestar depoimento por exercício irregular de profissão regulamentada. No estabelecimento, fechado por falta de licença sanitária, foram encontrados produtos como botox, ácido hialurônico e seringas de aplicação.

No outro caso de interdição, também por falta de licença sanitária, foi identificada a atuação irregular de uma fisioterapeuta esteta. “No mesmo local, foi verificada ainda a atuação de uma médica formada no exterior e que não possui revalidação do diploma (Revalida), o que configura exercício ilegal da Medicina. O local, que promovia a realização de procedimentos invasivos, já havia sido interditado anteriormente pelo mesmo motivo”, disse o Conselho de Medicina do Paraná. 

Mortes e internamentos

Em junho deste ano, o empresário Henrique Chagas morreu após realizar um tratamento de peeling de fenol em uma clínica de estética em São Paulo. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que ele sofreu uma “parada cardiorrespiratória” causada por um “edema pulmonar agudo” ao inalar a substância. A dona do estabelecimento e influenciadora digital, Natalia Becker, foi indiciada por homicídio. Ele é acusada de atuar como profissional de estética, sem ter a formação necessária.

Em maio, uma curitibana sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau após fazer peeling de fenol com uma biomédica. De acordo com a Polícia Civil, 11 dias após passar pelo procedimento, ela sentiu fortes dores, foi hospitalizada e precisou passar por uma intervenção cirúrgica para tratar a derme facial.

“Apuramos também que por diversas ocasiões após o procedimento, a vítima e os familiares questionaram a profissional sobre a necessidade de assistência médica, a qual teria afirmado que as dores eram normais e apenas recomendou a aplicação de uma pomada no rosto”, afirma a delegada  Aline Manzatto, sobre o caso da paranaense.

Denuncie 

Denúncias sobre problemas em atendimentos médicos ou suspeitas de irregularidades podem ser feitas à Comissão de Defesa do Ato Médico, do CRM-PR. Os canais de contato são o e-mail [email protected], o telefone/WhatsApp: (41) 98405-8373 e o pelo Instagram: @defesadoatomedicocrmpr.

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe