Cinemateca exibe documentários sobre a história da Polônia na 2ª Guerra Mundial
A mostra faz parte do evento ‘Dores da Polônia’
Nesta quarta-feira (11), serão exibidos na Cinemateca de Curitiba, a partir das 19h, dois documentários do cineasta e historiador Ulisses Iarochinski que falam sobre a resistência polonesa durante a Segunda Guerra Mundial. A mostra faz parte do evento ‘Dores da Polônia’.
As obras ‘Levante de Varsóvia’ e ‘Cemitério sem Tumbas – Auschwitz Birkenau’ rememoram o período dramático da história do país e fazem refletir sobre os horrores da guerra.
O ‘Levante de Varsóvia’ conta sobre a revolta ocorrida entre 1º de agosto de 1944 e outubro do mesmo ano, quando habitantes da capital da Polônia resistiram heroicamente contra 40 mil soldados nazistas. Mais de 166 pessoas morreram, entre elas, 11.500 judeus poloneses. Menos de 6% da população da cidade sobreviveu.
‘Cemitério sem Tumbas – Auschwitz Birkenau’, aborda os horrores vividos nas cidades polonesas de Oświęcim e Brzezinka, as cerimônias de 60 anos da libertação dos campos de concentração e extermínio nazistas, e inclui depoimentos sobre os experimentos conduzidos pelo médico Josef Mengele.
Para Ulisses Iarochinski, além de refletir sobre os estragos que a guerra provocou na vida de milhares de poloneses, o evento também traz à tona a discussão sobre a importância de debater os ecos da ascensão do fascismo na época atual, assim como os perigos de ideologias extremistas e a importância da memória histórica.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.