Esportes
Medalhistas paranaenses das Paralimpíadas serão homenageados na Assembleia
Ronan Cordeiro é um dos homenageados pela Assembleia (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Medalhistas paranaenses das Paralimpíadas serão homenageados na Assembleia

Ronan Cordeiro e Beatriz Borges Carneiro receberão Menção Honrosa pelo desempenho

Brenda Iung - terça-feira, 3 de setembro de 2024 - 17:59

O Paraná enviou a maior comitiva os Jogos Paralímpicos da história do estado. E, agora, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai reconhecer o desempenho dos paratletas paranaenses nas Paralimpíadas de 2024. Conheça a trajetória dos paratletas paranaenses homenageados na Alep.

Paratletas paranaenses serão homenageados na Alep

O curitibano Ronan Cordeiro, medalha de prata na prova de triatlo (classe PTS5), e a maringaense Beatriz Borges Carneiro, medalha de bronze na prova de revezamento misto (4×100 metros livres – classe S14) serão os homenageados na Alep pelos bons resultados nos Jogos Paralímpicos de 2024.

A proposta, do deputado Cobra Repórter (PSD), dará aos paratletas votos de congratulações e Menção Honrosa na Alep. A solenidade ainda não tem data para acontecer.

Conheça a história dos paratletas paranaenses homenageados na Alep

Ronan Cordeiro nasceu com uma má-formação congênita na mão esquerda. Hoje, aos 27 anos, é paratleta de triatlo e já alcançou o quinto lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2024.

Em Paris, completou os 750 meros de natação, no Rio Sena, em segundo lugar. Na sequência, alcançou a quinta posição nos 20 km de ciclismo e, na corrida final de 5 km, conquistou a prata conra o americano Chris Hammer.

Beatriz Borges Carneiro foi diagnosticada com uma deficiência intelectual aos seis anos. Hoje, aos 26 anos, é paratleta na natação brasileira. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, alcançou a medalha de bronze na prova dos 100 metros peito (classe SB14). Nas Paraolimpíadas Paris 2024, conquistou a medalha de bronze na prova de revezamento misto (4×100 metros livres – classe S14). É também prata no Campeonato Mundial de Natação e ouro nos Jogos Parapan-Americanos, na prova 200 metros medley. Beatriz é apoiada pelos programas estaduais Geração Olímpica e Paralímpica e Proesporte.

*Com informações de Assembleia Legislativa do Paraná.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe