Novo cangaço: polícia realiza simulado contra mega-assaltos em Ponta Grossa
A polícia orienta que a população evite circular pela cidade durante a madrugada para garantir e eficácia do treinamento.
A Polícia Militar vai realizar, nesta quinta-feira (29), um exercício simulado contra mega-assaltos em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Os crimes, cada vez mais comuns em todo o país, são cometidos por gangues conhecidas como “novo cangaço”.
Durante essas ações, quadrilhas tomam cidades para assaltos de grandes proporções. Os alvos geralmente são agências bancárias e transportadoras de valores. Fortemente armados, os criminosos costumam se dividir em grupos, com bloqueios e ataques à destacamentos das Polícias Militar e Civil.
O simulado vai envolver equipes do 1º Comando de Polícia Militar (1º BPM) e também outras forças de segurança que atuam na cidade, com organização do Comando de Missões Especiais.
“O curso prepara as unidades para atuarem desde momentos iniciais se uma cidade for atacada, com treinamentos para elaborar o planejamento e as ações policiais, o plano de retirada, com a ativação de bloqueios e barreiras policiais na área territorial para tentar quebrar ao máximo a logística dos criminosos”, explica o capitão Rafael Ekermann.
O exercício de Ponta Grossa começa às 22h e deve se estender pela madrugada. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) vão atuar como figurantes, simulando um ataque.
Serão utilizados explosivos e munições de festim, que não oferecem risco às pessoas. A polícia orienta que a população evite circular pela cidade durante a madrugada para garantir e eficácia do treinamento.
As cidades de Maringá, Curitiba e São José dos Pinhais também devem receber simulados de ataques do novo cangaço até o final do ano.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.
- Veja também: Homem chama o SAMU e furta ambulância, no Paraná