Esportes
Justiça suspende Assembleia do Coritiba e exige convocação de eleições
(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Justiça suspende Assembleia do Coritiba e exige convocação de eleições

Votação no novo estatuto seria no próximo dia 30

Pedro Melo - domingo, 25 de agosto de 2024 - 14:33

A juiza Carolina Marcela Franciosi Bittencourt, da 12ª Vara Cível de Curitiba, acatou o pedido de três sócios do Coritiba para suspender a Assembleia Geral do Coritiba no próximo dia 30. Além disso, a magistrada exigiu a convocação em até 45 dias as eleições para os cargos dos Conselhos Deliberativo e Administrativo.

Quatro associados do Coritiba entraram com o pedido. São eles: Daniel Victor Azevedo, Paulo Cesar Aguiar Beraldo Filho e Weslley de Souza Jaques Pereira.

O Coxa ainda não se manifestou sobre a decisão da juíza, mas tinha como plano a realização da assembleia após a votação do novo estatuto no dia 30. O pleito deveria ter acontecido na primeira quinzena de dezembro do ano passado.

“O condicionamento da convocação de eleições à aprovação anterior de novo conteúdo estatutário não apresenta respaldo em legal ou no diploma interno assinalado (Estatuto ainda vigente), haja vista que, em caso de não aprovação da proposta de novo estatuto em sede da assembleia ora agendada para 30 de agosto de 2024, ocorreria a manutenção, nos cargos administrativos do clube, de membros cuja eleição não fora referendada democraticamente nos termos da fundamentação retro”, afirmou a juíza.

“Ademais, no caso em tela o perigo na demora está caracterizado, à evidência de que, em caso de aprovação de novo estatuto na Assembleia Geral Extraordinária agendada para o dia 30 de agosto de 2024, poder-se-á referendar a apresentação de texto normativo interno por membros, a priori, ilegítimos do Conselho Deliberativo do Clube”, acresentou Carolina Marcela Franciosi Bittencourt.

O mandatário da Associação do Coritiba é Jamil Tawil Filho, presidente do Conselho Deliberativo, que ocupa o cargo de maneira interina até a realização das eleições.

Vale lembrar que a Associação tem direito a uma cadeira no Conselho de Administração da SAF do Coritiba. O ex-presidente Vilson Ribeiro de Andrade é quem ocupa o lugar no momento.

AGENDA DO CORITIBA

  • Avaí – terça-feira (27/08), às 21h30, no Couto Pereira, em Curitiba (Série B)
  • Guarani – terça-feira (03/09), às 21h30, no Brinco de Ouro, em Campinas (Série B)
  • Novorizontino – domingo (08/09), às 18h30, no Couto Pereira, em Curitiba (Série B)
  • Operário – domingo (15/09), às 16h, no Germano Krüger, em Ponta Grossa (Série B)

Compartilhe