Colunas
Romanelli: o filho que nunca esquece a mãe, o coração da família, prestando homenagens em vídeos e livro

Romanelli: o filho que nunca esquece a mãe, o coração da família, prestando homenagens em vídeos e livro

100 ensinamentos da Dona Irma Bellodi Romanelli, que o deputado lembra todos os domingos em mais de 400 vídeos postados nas redes sociais desde 2014

Pedro Ribeiro - sábado, 24 de agosto de 2024 - 09:21

Cidadão e homem público filtrado para o bem, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli certamente herdou o DNA de sua mãe. Dona Irma Bellodi Romanelli, quando a venera em palavras, reconhecimento e amor. Há anos, Romanelli vem publicando aos domingos um pequeno vídeo onde enaltece os ensinamentos de sua mãe que aprendeu em casa, no dia a dia de convivência.

Esses relatos foram transferidos para um livro que recebi do deputado amigo durante visita em seu gabinete, na Assembleia Legislativa. A pequena e simples obra, Ensinamentos da Minha Mãe – Lições de Paz e Bem, apresenta 100 lições que aprendeu em casa com sua minha mãe. São reflexões práticas e filosóficas sobre a vida que considerou importante registrar e dividir com outras pessoas, “pois servem de guia para a minha jornada”, disse.

Em 220 páginas, o livro traz um compêndio de 100 ensinamentos da Dona Irma Bellodi Romanelli que o deputado lembra todos os domingos em mais de 400 vídeos postados nas redes sociais desde 2014. 

Romanelli nos conta que os ensinamentos são acervos de lições aprendidas pelo deputado na convivência com a mãe, desde a infância até a vida adulta. “Os textos selecionados fazem parte de uma iniciativa de deixar registradas as experiências, conselhos, mandamentos e comportamentos trazidos de casa”, diz a Editora Juruá que editou outra obra de Romanelli: Direito à Moradia à Luz da Gestão Democrática, lançado em 2007.

Mais do que uma homenagem para a mãe, a ideia da série é mostrar bons exemplos de vida, e inspirar as pessoas a adotar atitudes que permitam promover a harmonia dentro de uma sociedade cada vez mais diversa.

Romanelli explica que a mãe preparou os filhos para enfrentar os desafios do mundo em todas as fases do crescimento – seja físico ou intelectual – com a preocupação de que pudessem dar uma contribuição efetiva para melhorar a vida das pessoas.

Filosóficos e práticos, os 100 ensinamentos resumem o pensamento da Dona Irma que teve quatro filhos homens, viveu por 91 anos e, como diz Romanelli, foi embora contrariada em 2008, pois adorava a vida.

“Verdadeira matriarca, que agregava toda a família em torno de sua personalidade carismática, exercendo uma influência positiva sobre todos nós, minha mãe é uma fonte inesgotável de ensinamentos, que ela me transmitiu nas conversas inesquecíveis que tivemos ao longo de décadas”, completa Romanelli.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe