Estadual
Setores produtivos e de transportes querem mais transparência na venda da Ferroeste
Foto: Alessandro Vieira/AEN

Setores produtivos e de transportes querem mais transparência na venda da Ferroeste

Privatização da Ferroeste, traz preocupação e apreensão ao Sistema FAEP, sindicatos rurais do Paraná e milhares de produtores rurais

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 21 de agosto de 2024 - 12:59

A venda da Ferroeste pelo Governo do Estado mexeu também com entidades representativas do setor produtivo, entre elas, a Federação da Agricultura do Estado e a Fetranspar -Federação das Empresas de Transporte de Cargas. Nesta segunda-feira, os deputados Arilson Chiorato (PT) e Luciana Rafagnin (PT) questionam, no plenário da Assembleia Legislativa a forma de como o Executivo pediu a aprovação da venda da empresa

Para a FAEP, a votação em regime de urgência do Projeto de Lei (PL) 512/2024 (na forma de subemenda substitutiva geral) que autoriza a privatização da Ferroeste, traz preocupação e apreensão ao Sistema FAEP, sindicatos rurais do Paraná e milhares de produtores rurais. Isso porque o PL não passou por uma ampla discussão envolvendo entidades representativas da economia estadual e outros setores da sociedade paranaense.

Em nota, o presidente do Sistema Fetranspar, coronel Sergio Malucelli, manifestou que a entidade foi favorável à retirada do regime de urgência do projeto na Alep. A Federação se posiciona para que o mesmo siga o processo normal na Casa, para que os sócios minoritários sejam ouvidos, bem como os usuários sejam consultados e, por fim, que seja avaliado a possibilidade de audiência pública sobre uma possível desestatização.  A Federação destaca que não é contra o projeto pois entende que a infraestrutura do Estado precisa evoluir.

Há semanas, desde que o PL 512/2024 entrou na pauta da Alep, o Sistema FAEP e outas entidades pediam um amplo debate sobre a venda da estatal, com a realização de audiências públicas em diversas localidades do Estado. Afinal, com 250 quilômetros de extensão entre Guarapuava e Cascavel, diversos municípios são impactados pelo uso da ferrovia, principalmente no escoamento da safra de grãos do interior do Paraná (a Ferroeste movimenta cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano).

coronel sergio malucelli
Coronel Sergio Malucelli.
(Foto: Reprodução/Fetranspar)

LEIA TAMBÉM:

Diante da aprovação da privatização da Ferroeste, o Sistema FAEP segue monitorando os desdobramentos do processo, buscando clareza nas próximas etapas que envolvem a venda da ferrovia.

Além disso, quando definido o grupo comprador, o Sistema FAEP pretende abrir um canal de diálogo para contribuir com informações e sugestões, além de buscar a efetiva realização de investimentos para obras de melhorias e também de ampliação da rede. Afinal, os milhares de produtores rurais do Paraná têm interesse direto na melhoria dos serviços da Ferroeste para o escoamento da produção agropecuária.

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe