Indústria
HOTMILK PUCPR e Copel criarão ferramenta de planejamento de comunicação
(Foto: reprodução)

HOTMILK PUCPR e Copel criarão ferramenta de planejamento de comunicação

Parceria R$ 5 milhões será aplicada em ferramenta de automatização e monitoramento de redes de comunicação

paranaportal - terça-feira, 20 de agosto de 2024 - 20:25

O HOTMILK PUCPR anuncia uma parceria com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) no valor de R$ 5 milhões, a serem aplicados no desenvolvimento de uma ferramenta de planejamento de comunicação e tecnologias para automatizar e monitorar redes de comunicação.

Entenda como será a parceria entre a aceleradora HOTMILK, da PUCPR, e a Copel

O projeto será executado pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Sistemas Elétricos Inteligentes (CISEI), área de Energia que integra demais áreas estratégicas da PUCPR, e dará continuidade a projeto executado de janeiro de 2021 a junho de 2023 pelos pesquisadores do setor, que entregou um software de planejamento de rede de comunicação para medição e automação da Copel. Este software usa dados de posições de equipamentos da Copel e algoritmos de IA para calcular o melhor posicionamento dos roteadores e rádios.

“A continuação do projeto, que iniciará em agosto de 2024, será desenvolvida apenas pela PUCPR e tem a característica da etapa ‘cabeça de série’, ou seja, apresenta potencial para ser comercializada por empresas ou startups, gerando empregos e renda”, explica Vóldi Costa Zambenedetti, Professor Titular da PUCPR à frente da iniciativa.

A Lei nº 9.999/2000 estabelece que concessionárias de energia elétrica devem aplicar, anualmente, um percentual (1%) de sua receita operacional líquida em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica – P&D, segundo regulamentos estabelecidos pela ANEEL.

A Copel Distribuição está implantando uma Rede Elétrica Inteligente no Paraná, iniciando pelas regiões sul e sudeste, instalando rádios digitais, criando uma nova rede de comunicação de alta velocidade para automação e medição (rede backhaull). Está também substituindo, até final de 2024, cerca de 1 milhão de medidores de energia por medidores inteligentes, com um rádio embutido, automatizando assim a leitura e vários outros serviços, como indicativo de faltas e controle de carga.

*Com assessoria de imprensa.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe