Cidades
Estrada de terra entre São José dos Pinhais a Mandirituba será pavimentada 
Foto: Ari Dias/AEN

Estrada de terra entre São José dos Pinhais a Mandirituba será pavimentada 

O objetivo é transformar a via em uma conexão estratégica entre a BR-116 e a BR-376

paranaportal - terça-feira, 20 de agosto de 2024 - 15:56

A estrada rural que liga São José dos Pinhais a Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com cerca de 26,61 quilômetros, será pavimentada para se transformar em uma conexão estratégica entre a BR-116 e a BR-376 e desafogar o trânsito nas rodovias principais.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (20) a ordem de serviço para início das obras, após conclusão do processo licitatório pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

“É uma região que vem se expandindo muito e também é uma das grandes produtoras de hortifrutigranjeiros do País. O contorno que atende essas cidades está sobrecarregado, então pensamos em saídas para desafogar o trânsito e facilitar o deslocamento da população”, afirmou Ratinho Junior.

A estrada inicia no trevo da Volkswagen-Audi, na BR-376, e se estende até a Rua Gilberto Palu, em Mandirituba, conectando-se à BR-116.

Além de facilitar o deslocamento entre os municípios, a estrada atravessa a Colônia Marcelino, uma região de grande potencial para o turismo rural e religioso. A nova via também oferecerá uma alternativa relevante para os municípios de Quintandinha, Agudos do Sul, Piên, Campo do Tenente e Rio Negro, situados no segundo anel da Região Metropolitana de Curitiba, além de ser fundamental para os agricultores locais.

A estrada tem cerca de 26,61 quilômetros. (Foto: Ari Dias/AEN)

Novo Contorno na Grande Curitiba

O governador também acrescentou que o Novo Contorno Sul na RMC deve começar a sair do papel em breve, com licitação marcada para esse segundo semestre.

“Estão sendo finalizadas as licenças ambientais, nós vamos lançar um novo contorno de Curitiba, que vai pegar da Fazenda Rio Grande até Araucária e vai cair da 423, que vai até Balsa Nova. Então, quem vem, por exemplo, do norte do Paraná, da Rodovia do Café, da região de Ponta Grossa, ele não vai mais precisar vir até Curitiba para chegar e pegar o Contorno Sul. Ele vai poder entrar na 423, em Balsa Nova, e dali vai cair na BR-116, sentido sul do Brasil. Nos estudos do DER, isso vai tirar em média 35% do volume de veículos, entre caminhões e carros que trafegam no Contorno Sul, que já está sobrecarregado”, disse Ratinho Junior.

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe